Serra promove ações integradas do Programa POP’ularizar para pessoas em situação de rua

É o POP’ularizar, uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com outras oito secretarias

0
3
São nove secretarias envolvidas. O primeiro POP'ularizar está sendo realizado até 15h, na praça de Serra-Sede

Por Elisa Rangel
A Prefeitura da Serra, por meio da integração de secretarias, promove ações a partir de hoje 03, voltadas para atender pessoas em situação de rua. É o POP’ularizar, uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com outras oito secretarias. O primeiro POP’ularizar está sendo realizado até 15h, na praça da Serra-Sede.

Na ação, pessoas em situação de rua receberão encaminhamento para programas sociais, poderão participar de oficinas e rodas de conversa, atualizar o CadÚnico e fazer novos cadastros, terão orientação para o mercado de trabalho, encaminhamento para ingressar no ambiente escolar, além de receber cuidados em relação à saúde física e mental.

Um dos objetivos do POP’ularizar é identificar as famílias das pessoas que fazem uso das ruas e praças na tentativa de fortalecer os vínculos familiares, auxiliando quem deseja superar esta condição. Durante a ação, a secretaria de Assistência Social irá atualizar/cadastrar o CadÚnico, fará escuta, oficina/roda de conversa e outras abordagens, assim como encaminhamento por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua e Serviço Especializado de Abordagem Social.

A Saúde estará no POP’ularizar com testes rápidos de sífilis, hepatite, HIV e covid-19, distribuindo preservativos e dando orientação sobre saúde bucal, inclusive com entrega de kits para escovação. Também terá atendimento em relação à saúde mental e orientação à prática de exercício físico. A equipe da secretaria de Educação, após a identificação de algum interessado em ingressar no espaço escolar, irá direcionar a pessoa para o Educação de Jovens e Adultos (EJA).

E um grande aliado no processo de fortalecimento de vínculos familiares é o emprego. Por isso, a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda tem papel importante no POP’ularizar, dando orientação e encaminhamento ao mercado de trabalho, identificando vagas de emprego abertas na região e que possam ser preenchidas pelo público atendido.

“Ações de curto, médio e longo prazos”
De acordo com a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, o POP’ularizar tem como missão oferecer mais do que acolhimento, incluindo as etapas de prevenção, encaminhamento, integração e reintegração social: “Só com a abordagem e o atendimento durante uma ação não iremos alcançar o objetivo proposto. Temos que pensar em ações de curto, médio e longo prazos. Não podemos ter um olhar assistencialista e vitimista. Precisamos auxiliar essas pessoas a retomarem suas vidas para que elas sejam protagonistas, empoderadas, que retomem o convívio familiar e social. Estaremos acompanhando essa população de modo a garantirmos a proteção social”.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui