Por Leonardo Quarto
A Prefeitura da Serra vistoriou o sítio histórico de São João de Carapina e constatou que as obras realizadas por uma empresa privada no local estão regulares. Visitaram o local o vice-prefeito Thiago Carreiro, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Claudio Denicoli, procurador-geral Harlen Pereira de Souza e a superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-ES) Elisa Machado.
De acordo com Cláudio Denicoli, o empreendimento recebeu o licenciamento após cumprir todas as determinações legais. O secretário reforçou que a empresa obteve anuência da secretaria de Estado da Cultura e do IPHAN para as obras de terraplanagem, com laudo do engenheiro responsável garantindo que a obra em nada afeta o talude.
Na vistoria realizada, Elisa Machado constatou que os trabalhos arqueológicos solicitados pelo órgão estão regulares. “Encontramos vestígios arqueológicos e no trecho em questão a obra foi paralisada. Respeito a história do lugar”, afirmou. O vice-prefeito Thiago Carreiro pontuou que a prefeitura desenvolve também um projeto de estabilização e preservação das partes históricas do casarão