Projeto Praia Limpa: temporada 2022 vai movimentar todo o mês de janeiro

As ações vão ocorrer nas manhãs de sábados e domingos até o dia 30 de janeiro

0
26
Praia da Ilha do Boi. Foto: Peter Falcão

Por: Edlamara Conti

O verão chegou e as praias de Vitória estão limpas e bem cuidadas, próprias para o banho e as práticas esportivas. Para sensibilizar os frequentadores sobre a importância de adotar atitudes corretas para o bom convívio social e para preservação da vida marinha e de todo o ecossistema praial, equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente vão iniciar, no próximo dia 8, o projeto “Praia Limpa”.

As ações vão ocorrer nas manhãs de sábados e domingos até o dia 30 de janeiro. No dia 15, a ação ganhará reforço com a limpeza submersa, realizada com os mergulhadores da equipe do Vitória Divers. Além dos educadores ambientais da prefeitura, o projeto vai contar com a parceria de técnicos do CVSA e da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, das associações de moradores da Ilha do Frade e da Ilha do Boi e do Movimento Comunitário de Santo Antônio. Voluntários de organizações como a ONG Avalanche, Projeto Vitória da Restinga do Instituto Últimos Refúgios, Engenheiros Sem Fronteiras do núcleo de Vitória, Instituto Unimed, Instituto Ecomaris (por meio do Projeto Pegada) e Projeto Vepema também reforçam o projeto.

Realizado há mais de 20 anos, o “Praia Limpa” consiste em abordagens educativas aos banhistas, frequentadores, proprietários e funcionários de quiosques e bares próximos às praias, além de atividades que mobilizam o público de todas as idades. O projeto trata de temas como a importância do descarte correto de resíduos, guarda responsável de animais domésticos e a compreensão das placas de balneabilidade nos 26 pontos de monitoramento da qualidade da água em Vitória.

Educadores ambientais da prefeitura e voluntários parceiros também orientam sobre a importância da preservação da restinga, uma vegetação protegida por lei. Em Vitória, há um trabalho de recuperação desse ecossistema, que está valorizando ainda mais o ambiente de praias. Por isso, é proibido fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre essa vegetação, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo sobre a restinga.

CALENDÁRIO DE AÇÕES
Dia 8, sábado – Praia de Camburi (Ponto de encontro: K1);
Dia 9, domingo – Ilha do Boi (Ponto de Encontro: Associação de Moradores Ambip);
Dia 15, sábado – Curva da Jurema (Ponto de Encontro: Praça da Ciência);
Dia 16, domingo – Praia de Camburi (Ponto de encontro: Soe de Jardim da Penha);
Dia 22, sábado – Ilha do Frade (Associação de Moradores Samifra);
Dia 23, domingo – Prainha de Jesus de Nazareth (Prainha);
Dia 29, sábado – Praia de Camburi (Ponto de encontro: Atlântica Parque);
Dia 30, domingo – Prainha de Santo Antônio (Academia Popular).

PUBLICIDADE