Prefeitura inicia estudos para implantação do Cerco Eletrônico de Segurança

O sistema é capaz de identificar placas de veículos furtados ou roubados

0
11
Foto: Jansen Lube

Por Marcos Sacramento

A Prefeitura de Serra iniciou os estudos para implantação do Cerco Eletrônico de Segurança no município. Composto por câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos, o sistema é capaz de identificar placas de veículos furtados ou roubados. De acordo com o secretário de Defesa Social, Fabrício Dutra, nos próximos meses será elaborado um parecer técnico para levantamento dos locais de instalação dos pórticos com as câmeras e avaliadas outras questões de ordem técnica.

“O estudo vai informar os pontos, de acordo com indicadores de criminalidade e aspectos físicos locais, que indicarão se a rede utilizada será via rádio ou fibra ótica”, explica o secretário. A ideia é integrar o sistema aos cercos inteligentes federal e estadual, como destaca o secretário. “A dinâmica do funcionamento dos cercos pressupõe este trabalho integrado, pois muitos dos pontos são instalados nos limites entre municípios. Além disso, o município de Serra é cortado por uma grande via federal, a BR-101, e outra estadual, a ES 010, por isso a integração entre instâncias governamentais é primordial para a plena eficácia do sistema”, ressalta Dutra.

Atualmente, Serra conta com 163 câmeras convencionais de videomonitoramento. Com a implantação do Cerco, o sistema passará a contar com a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), com possibilidade também de utilizar recursos de identificação facial.

PUBLICIDADE