Novo Terminal de Itaparica é inaugurado

A estrutura está totalmente repaginada com novas bilheterias, guaritas, revisão de todas as instalações elétricas, hidráulicas, combate a incêndio e descarga atmosférica

0
61
Fotos: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado entregou à população o novo Terminal Urbano de Itaparica, em Vila Velha. Foram investidos R$ 12,2 milhões na reconstrução do espaço, que estava fechado desde julho de 2018 por conta de problemas na estrutura do telhado. O novo terminal volta a funcionar totalmente remodelado, com design e materiais modernos. A operação começa na segunda-feira 25, com 39 linhas de ônibus que vão atender 40 bairros do município.

O processo de reconstrução contou com a instalação de membranas tensionadas na cobertura da nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários. Esta nova cobertura apresenta maiores dimensões, com tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana. A tecnologia utilizada na nova cobertura é a mesma aplicada em obras de grande porte em todo o mundo, como a cobertura do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro; no novo paddock do Circuito de Interlagos, em São Paulo; além das estações de metrô de Frankfurt e Berlim, na Alemanha.

A cobertura conta ainda com chapéus de proteção e pontos de luz embaixo da membrana. Foram instaladas ainda fitas conhecidas como “rabo de peixe”, também de membrana tensionada, de quase 7 metros para abrigo de passageiros nas duas entradas de acesso. O material da cobertura é uma tecnologia confortável, já que suporta muito peso, não pega fogo e absorve até 92% de raios UV em altas temperaturas, o que mantém o clima estável e constante, trazendo conforto ao usuário.

A estrutura está totalmente repaginada com novas bilheterias, guaritas, revisão de todas as instalações elétricas, hidráulicas, combate a incêndio e descarga atmosférica. Foram instalados novos bicicletários, bebedouros, lixeiras, bancos em pontos estratégicos e implantada uma iluminação cênica moderna em LED. Os dois acessos para entrada e saída de pedestres e os portões contam com fechamento em tela nylofor.

Início das operações

Com o retorno do funcionamento do Terminal Itaparica também está sendo criada uma linha, a 552 – T. CAMPO GRANDE/T. ITAPARICA VIA ROD. LESTE OESTE, que fará o percurso pela rodovia Leste-Oeste, diminuindo o tempo de integração entre os dois terminais. Também as linhas 581, 582, 585 e 593 passarão a fazer itinerário pela rodovia Leste Oeste. Todas as linhas que retornam para Itaparica foram reprogramadas para ajustar horários aos itinerários e, assim, manter a frequência de partidas, tanto dos terminais quanto nos bairros. Também integrarão no terminal as linhas procedentes de bairros de Cariacica, da região que compreende Campo Grande, Castelo Branco, Jardim Botânico, Padre Gabriel, entre outros. A nova linha 552 vai do T. Campo Grande para o T. Itaparica, e iniciará com uma frota operante de quatro ônibus, programados para realizarem 40 viagens em dias úteis, significando uma capacidade de atendimento estimada de 1.300 passageiros.

Bairros atendidos: Araçás, Ulisses Guimarães, João Goulart, Vale Encantado, Normília, Barra do Jucu, Balneário Ponta da Fruta, 23 de Maio, Ponta da Fruta, Parque Residencial Terra Vermelha, Interlagos, Itaparica, Cidade da Barra, Praia das Garças, Jóquei de Itaparica, Riviera da Barra, São Conrado, Aeroclube, Santa Paula I, Santa Paula II, Retiro do Congo, Darly Santos, Pontal das Garças, Recanto da Sereia, Praia dos Recifes, Guaranhuns, Morada da Barra, Nova Itaparica, Barramares, Jabaeté, Praia da Costa, Itapoã, Divino Espírito Santo, Ibes, Brisamar, Jardim Colorado, Novo México, Praia das Conchas, Recanto dos Pássaros, Vila Nova, Morada do Sol e Praia do Sol.

Linhas em operação
501 – T. JACARAIPE / T. ITAPARICA VIA T. CARAPINA/3ª PONTE
508 – T. LARANJEIRAS / T. ITAPARICA VIA 3ª PONTE/CAMBURI
532 – T. ITAPARICA / PRAÇA EUCALIPTO – CIRCULAR
551 – T. JACARAIPE / T. ITAPARICA VIA T. CARAPINA / 3ª PONTE
552 – T. CAMPO GRANDE/T. ITAPARICA VIA ROD. LESTE OESTE
557 – T. ITAPARICA / VIA D. SANTOS/AV / VITÓRIA/3ª PONTE – CIRCULAR
558 – T. VILA VELHA/ VIA 3ª PONTE/AV / VITÓRIA / DARLY SANTOS
560 – T. VILA VELHA/ VIA 3ª PONTE/AV / VITÓRIA / DARLY SANTOS
581 – T. ITAPARICA / BELA VISTA VIA C. BRANCO / LESTE-OESTE –CIRCULAR
582 – PADRE GABRIEL / T. ITAPARICA VIA C. BRANCO / LESTE-OESTE
585 – JARDIM BOTÂNICO / T. VILA VELHA VIA LESTE-OESTE
588 – T. CAMPO GRANDE / T.ITAPARICA VIA ITAPEMIRIM / VALE ENCANTADO
593 – VISTA LINDA / T. VILA VELHA, VIA BAIRRO LIBERDADE
600 – T. IBES / T. ITAPARICA VIA ARAÇAS
603 – T. IBES / T. ITAPARICA VIA COLORADO
609 – T. ITAPARICA / BARRA DO JUCU – CIRCULAR
610 – T. VILA VELHA / T. ITAPARICA VIA JÓQUEI DE ITAPARICA
611 – T. ITAPARICA / PRAIA DA COSTA VIA ITAPOÃ/CREFES – CIRCULAR
612 – PARQUE R. TERRA VERMELHA / T. ITAPARICA VIA ULISSES GUIMARÃES
613 – PONTA DA FRUTA / T. ITAPARICA VIA ROD. DO SOL
614 – T.J.AMÉRICA/T.ITAPARICA VIA COBILÂNDIA/J.MARILÂNDIA/RIO MARINHO / V. GAMA
616 – T. ITAPARICA / MORADA DA BARRA VIA BARRAMARES – CIRCULAR
617 – T. ITAPARICA / JOÃO GOULART VIA AV. CALIFÓRNIA – CIRCULAR
618 – T.ITAPARICA / SÃO CONRADO VIA ROD. DO SOL – CIRCULAR
619 – T. ITAPARICA / BALNEÁRIO DE PONTA DA FRUTA – CIRCULAR
624 – T. SÃO TORQUATO / T. ITAPARICA VIA RIO MARINHO / COBILÂNDIA
626 – T. IBES/ T. SÃO TROQUATO, VIA VALE ENCANTADO / JARDIM MARILÂNDIA
636 -T. VILA VELHA / T. ITAPARICA VIA S. MONICA/SOTECO
652 – T. ITAPARICA / PONTAL DAS GARÇAS – CIRCULAR
653 – BAIRRO NORMILIA / T. VILA VELHA, VIA ULISSES GUIMARÃES
654 – LAGOA JABAETÉ / T. ITAPARICA VIA AV. AMARAL PEIXOTO
655 – T. ITAPARICA / SANTA PAULA – CIRCULAR
656 – T. VILA VELHA / T. ITAPARICA VIA ROD. DO SOL
657 – XURI / T. ITAPARICA VIA BARRAMARES
659 – T. VILA VELHA / RETIRO DO CONGO
660 – T. SÃO TORQUATO / T. ITAPARICA VIA VILA GARRIDO
661 – T. ITAPARICA / PRAÇA VILA VELHA – CIRCULAR
669 – VILLAGE DO SOL / T. ITAPARICA VIA ROD. DO SOL
672 – TREVO DE SETIBA / T. ITAPARICA VIA ROD. DO SOL

PUBLICIDADE