Museu Homero Massena recebe restauro e acessibilidade

De acordo com o subsecretário de Cultura de Vila Velha, Manoel Goes, o museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional

0
28
Foto: Divulgação/PMVV

Por Luiz Eduardo Neves

Os serviços de restauração do Museu Atelier Homero Massena, em Vila Velha, estão em fase final. Neste mês, terminam as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais. Em agosto e setembro será feita a restauração do acervo de móveis e utensílios.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, “o trabalho no local consiste na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, manutenção e restauração do acervo – móveis, utensílios, livros e obras de arte”.

Ainda estão sendo restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras, que também estão sendo restauradas. A previsão para reabertura à visitação pública é em outubro, com lançamentos literários, exposição de fotos, documentos e desenhos do artista.

De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, o museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional: “Quando o público voltar a visitar o local, vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Estamos falando de um trabalho delicado e complexo, que demanda mais tempo. Porém, está sendo realizado por profissionais extremamente qualificados para isso”, explica.

PUBLICIDADE