Júri Nacional aprova renovação do Bandeira Azul em Vila Velha

Vila Velha continua sendo o primeiro e único município do Espírito Santo a ter uma praia com certificação de excelência internacional

0
7
Praia da Sereia tem certificação de excelência internacional. Foto: Everton Tiago

Por Luiz Eduardo Neves

O Júri Nacional do Bandeira Azul analisou e aprovou a renovação da Praia da Sereia, em Vila Velha, como parte do programa. Após avaliação, foram pré-aprovados 40 locais, sendo 29 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para a avaliação do júri internacional. Dessa forma, o Brasil deve ampliar o número de locais certificados com a Bandeira Azul. Na última temporada, 22 praias e 6 marinas receberam o selo ecológico. Vila Velha continua sendo o primeiro e único município do Espírito Santo a ter uma praia com certificação de excelência internacional.

Para receber a certificação, é necessário que o local tenha excelente balneabilidade, infraestrutura no padrão do programa, organização das atividades esportivas praticadas in loco e desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a conscientização de preservação do meio ambiente.

De acordo com o gestor municipal do Bandeira Azul, Ademir Pontini, “os classificados pelo Júri Nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional, que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul”.

A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, há uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. É uma certificação internacional pelo reconhecimento de um padrão de qualidade e excelência.

PUBLICIDADE