Histórias Coloridas na Vila: novo projeto literário para ciclo de alfabetização

O projeto engloba contação de histórias de diferentes gêneros literários para os alunos, incentivando a leitura e ampliando o desenvolvimento da imaginação e da formação de experiências

0
33
Foto: Divulgação/PMVV

Por Brenda Scota

A secretaria municipal de Educação lançou, em parceria com a ‘Colorir – Criando Valores’, o projeto literário “Histórias Coloridas na Vila”, para o ciclo de alfabetização da rede municipal de Vila Velha. O projeto engloba contação de histórias de diferentes gêneros literários para os alunos, incentivando a leitura e ampliando o desenvolvimento da imaginação e da formação de experiências.

Os professores, pedagogos e bibliotecários também terão acesso às contações, para que possam desenvolver atividades em sala de aula a partir das temáticas. Serão dez lives quinzenais, às quartas-feiras, de julho até dezembro, no canal da secretaria e disponibilizadas posteriormente na plataforma Escola Tá ON.

O primeiro gênero literário a ser trabalhado foi o conto de fadas. A live de lançamento ocorreu com a história “João e Maria”, na quarta-feira 28). Já a segunda contação é “Patinho Feio”, no dia 11 de agosto, às 14h. Outros gêneros serão trabalhados, como fábulas, contos populares e contos natalinos. Também faz parte da programação duas histórias de lendas capixabas, que serão contadas com o objetivo de valorizar a história e a cultura do Estado.

Além das contações de histórias, o projeto visa fortalecer outras ações de incentivo à leitura e ações de formação de leitores. Para isso, será proporcionado um curso de aperfeiçoamento para contadores de histórias, nos dias 02, 03 e 05 de agosto. O público-alvo são os professores, pedagogos, bibliotecários e demais profissionais da educação que atuam no ciclo de alfabetização.

PUBLICIDADE