Guarda Municipal usa bafômetro nas operações de trânsito

Aparelho permite determinar a concentração de bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa

0
11
Ação Educacional da Guarda Municipal de Trânsito na Feira Livre da Praia do Canto. Foto: Jansen Lube

As operações das equipes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória estão sendo feitas com a utilização do etilômetro (bafômetro) para fiscalizar e combater a embriaguez ao volante, reforçando a segurança nas vias da capital e evitando acidentes. “A Guarda Municipal usa o etilômetro e o equipamento passivo, que capta a presença de álcool no ar, não precisando que o motorista assopre no bocal”, conta o gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito, Brunno Xavier.

Segundo Xavier, o etilômetro, mais conhecido como bafômetro, é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. “Esse equipamento vai nos auxiliar muito nas operações da Lei Seca. A embriaguez, somada à imprudência e ao desrespeito às leis de trânsito, na maioria das vezes, causa sempre o mesmo: acidente”, concluiu Brunno Xavier.

Ação educativa
O projeto Guarda Cidadã, da Guarda Civil Municipal de Vitória, realizou uma ação educativa de trânsito na feira livre da Praia do Canto, que funciona na rua Constante Sodré. A atividade teve como tema “Desculpa Não Traz a Vida de Volta”. A coordenadora de Formação e Atenção Psicossocial, Maria Odete Castiglioni, reforça a importância dessa campanha. “Estamos desenvolvendo a conscientização no trânsito para reduzir o número de acidentes. O uso de celular ao volante, por exemplo, é uma das causas de acidentes”, afirmou.

PUBLICIDADE