Guarda Municipal prende quadrilha que furta fios e cabos da iluminação pública

Agentes da Guarda Civil Municipal interceptaram carro que levava mais de meia tonelada de fios e cabos de iluminação

0
15
Furto de cabos da iluminação pública. Foto: Divulgação

Com edição de Matheus Thebaldi e colaboração de Acácio Rodrigues

Os agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma quadrilha que praticava furto de fios e cabos da iluminação pública em Vitória, na quinta-feira 14. O trabalho foi realizado a partir de denúncias de moradores, feitas no ponto base da corporação na Ponte da Passagem.

Após receber as informações, a equipe de inteligência da secretaria municipal de Segurança Urbana ajudou a monitorar um veículo, que foi abordado pelos agentes em frente à praça do Eucalipto, em Maruípe. Quatro pessoas estavam envolvidas na ocorrência, que resultou na apreensão de mais de meia tonelada de fios e cabos de cobre.

“Eles levariam a fiação para um ferro-velho em Cariacica. Isso é um problema que já está sendo enfrentado há algum tempo e, desde o primeiro dia da gestão, já modificamos a estrutura da Guarda Civil Municipal para prestar esse serviço à população. Essas informações são passadas à Polícia Civil, que dá sequência às investigações”, contou o secretário Ícaro Ruginski.

O prefeito Lorenzo Pazolini disse que o combate a esse tipo de crime será reforçado, já que o furto de cabos compromete não apenas a iluminação, mas também a fluidez do trânsito, já que semáforos param de funcionar. “As pessoas ficam sem iluminação pública e isso gera uma insegurança, pois ficam com medo de sair de casa por falta de iluminação e, além disso, há a questão semafórica. Quando esses cabos são furtados, os semáforos perdem a sincronia, e isso pode gerar congestionamento no trânsito. Por isso, é importante a gente combater todo tipo de furto de cabos e fios de cobre. É um prejuízo de mais de R$ 60 mil por mês ao município”, ponderou o prefeito.

Goiabeiras
A Guarda Civil Municipal, por meio de uma denúncia feita por um morador de Vitória, deteve um suspeito em flagrante de furto de fios da iluminação pública na avenida Adalberto Simão Nader, na tarde de domingo 10, em Goiabeiras. Quando os agentes comunitários se aproximaram do rapaz, ele estava com uma sacola contendo fios de cobre. Após o flagrante, o suspeito disse que não é brasileiro. Sem portar documentos, afirmou que é natural do Zimbábue, na África. O homem contou aos agentes comunitários que mora no Brasil há oito anos, é usuário de crack e vive nas ruas. Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória.

PUBLICIDADE