Fiscalização ambiental resgata coleiros e trinca-ferros criados sem autorização

As aves eram criadas sem autorização e foram levados para o Cetas, em Barcelona, para tratamento da equipe veterinária

0
4
A fiscalização encontrou cinco coleiros e dois trinca-ferros. Foto: Divulgação

Por Leonardo Quarto

A Fiscalização Ambiental da Serra realizou o resgate, na terça-feira 21, de sete pássaros após vistoria sistemática no cinturão verde do bairro Cidade Continental. As aves eram criadas sem autorização e foram levados para o Cetas, em Barcelona, para tratamento da equipe veterinária.

A fiscalização encontrou cinco coleiros e dois trinca-ferros. O responsável pela criação estava no local e foi autuado pela equipe de auditores fiscais de meio ambiente. Como é reincidente, foi multado em R$ 1.400,00. Quem desejar criar este tipo de pássaro deve cumprir algumas exigências legais. Em casos de desrespeito à lei, o criador está sujeito às penalidades do artigo 77 Decreto nº 6.514/2008 – dentre elas, multa.

Para legalizar a situação, é necessário obter autorização anual para criação amadora de pássaros junto ao Ibama. Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone 9 9951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato de 8h à 0h. Já na segunda-feira, de 8h às 17h.

PUBLICIDADE