Exposição e lançamento de livro sobre os 30 anos do Projeto Baleia Jubarte

A mostra intitulada “Salvas da Extinção: A História do Projeto Baleia Jubarte” será lançada amanhã 25 na sede do Projeto, o Espaço Baleia Jubarte – Vitória, localizado na Praça do Papa

0
46
Observação de baleias no litoral brasileiro

Após passar por Praia do Forte, Salvador e Caravelas, na Bahia, a exposição que celebra os 30 anos do Projeto Baleia Jubarte chega ao Espírito Santo. A mostra intitulada “Salvas da Extinção: A História do Projeto Baleia Jubarte” será lançada amanhã 25 na sede do Projeto, o Espaço Baleia Jubarte – Vitória, localizado na Praça do Papa.

A exposição conta a história de um dos mais exitosos projetos de conservação marinha do planeta, patrocinado pela Petrobras desde 1996 e que nos últimos 30 anos contribuiu para o aumento da população de baleias-jubarte no litoral brasileiro, saltando de mil para mais de 20 mil cetáceos. A mostra comemorativa será uma das atrações do Espaço Baleia Jubarte – Vitória até o próximo dia 6.

Neste dia 25 começa também a temporada de observação de baleias-jubarte no Espírito Santo, e o Projeto Baleia Jubarte inicia também a capacitação dos profissionais de operadores parceiros para conduzir essa experiência de sensibilização ambiental aos capixabas e turistas, com as primeiras saídas a partir do dia 27.

Lançamento
Assim como ocorreu no evento da Bahia, será realizado o lançamento do livro intitulado com o mesmo nome da exposição, para o público capixaba. O evento para convidados e autoridades locais será realizado no primeiro dia de exposição. Segundo a autora principal, co-fundadora do Projeto Baleia Jubarte e sua Coordenadora até 2018, a bióloga Márcia Engel, “a produção deste livro foi um mergulho com as baleias e na história da nossa organização. Durante a seleção das fotos e a elaboração dos textos, 30 anos de memórias vieram à tona”. E apesar das belas imagens e registros visuais históricos, não é um livro fotográfico, mas sim uma celebração do que podem fazer os cidadãos preocupados com a conservação do patrimônio natural marinho quando se organizam e perseveram.

Situado numa das mais belas áreas frente ao mar da Capital, o Espaço é fruto de uma parceria entre o Instituto Baleia Jubarte e a Prefeitura de Vitória. O local oferece uma experiência interpretativa em ambiente interno e externo com réplicas, painéis e outros materiais audiovisuais, auditório, além de um espaço cultural, que receberá entre os dias 25 de maio e 6 de junho a mostra “Salvas da Extinção”.

Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br

PUBLICIDADE