Estado inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra

A mudança foi necessária devido à expansão do SAMU 192 em todo o Estado

0
21
Foto: Hélio Filho/Secom

Foi inaugurada na quinta-feira 20, pelo governador Renato Casagrande, a nova Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Espírito Santo, no município de Serra. A mudança foi necessária devido à expansão do SAMU 192 em todo o Estado. Hoje, o serviço está presente em 56 municípios, representando uma cobertura de 87% da população capixaba. Por dia, a Central de Regulação recebe mais de 1.300 chamados oriundos da população.

“É muito bom estarmos aqui na Serra, que é uma cidade que lidera o Espírito Santo. A grandiosidade dessa unidade é compatível com a importância da cidade. O SAMU 192 está presente em quase 90% da população capixaba. Essa Central de Regulação representa o que é salvar vidas. Estamos vivendo uma hora muito difícil, com medidas que afetam muitas pessoas e nem todos entendem. O que estamos fazendo nos últimos meses é um trabalho que está dando resultado, como os investimentos em hospitais próprios. Estruturar o SAMU é salvar vidas dos capixabas. Vamos ampliar esse trabalho com essa estrutura que estamos entregando”, afirmou o governador.

Atualmente, a equipe da Central de Regulação é composta por médicos socorristas, técnicos auxiliares de regulação médica, rádio operadores, enfermeiros e condutores de veículos. Além disso, o local possui ampla área de desinfecção das ambulâncias e equipamentos, refeitório, dormitório, oficina de manutenção dos carros e Núcleo de Educação Permanente.

PUBLICIDADE