Equipes da Eco101 resgatam ouriço-cacheiro em Cariacica

Ao longo de 2021 foram resgatados 21 animais silvestres as margens da BR101/ES/BA, entre eles o ouriço-cacheiro e uma coruja

0
6
Foto: Divulgação

No início de janeiro um ouriço-cacheiro foi resgatado próximo a base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Eco101, na altura do quilômetro 279, em Cariacica. O resgate foi realizado por equipe técnica da empresa terceirizada da concessionária, a Concremat Ambiental. O animal foi encaminhado para atendimento veterinário, onde foram realizados os primeiros socorros e cuidados médicos. O roedor, de hábitos noturnos, foi atropelado e encontrava-se bem debilitado.

Durante três semanas, o animalzinho recebeu os cuidados necessários para a reabilitação. Nesse período, o ouriço teve boa recuperação. Com o intuito de reintroduzi-lo à natureza, após a liberação dos médico-veterinários, o animal foi conduzido à Área de Proteção Ambiental Estadual Mestre Álvaro, na Serra, sendo solto em área adequada à sua sobrevivência.

Compreendendo a importância da preservação da biodiversidade, animais silvestres em situação de vulnerabilidade, feridos ou debilitados, são resgatados na rodovia BR-101/ES/BA e recebem atendimento emergencial para voltarem recuperados e em segurança aos seus habitats. Essa medida é parte da execução do Programa Ambiental de Proteção à Fauna realizado pela concessionária, que inclui ações de monitoramento, prevenção de atropelamentos e resgate da fauna que habita os arredores da pista.

No ano passado 21 animais silvestres foram resgatados, sendo que cinco foram verificadas as condições de saúde e soltos no mesmo momento e 16 foram encaminhados para tratamento médico e soltura.

PUBLICIDADE