Eleição de diretores em Vitória com inscrições abertas até sexta-feira 25

Ao todo, 180 pré-candidatos estão aptos a se inscrever

0
24
Diretores escolares têm a missão de garantir ensino de qualidade aos estudantes da capital(Foto: Jansen Lube / PMV

Por Brunella França
Até 22h de sexta-feira 25, os pré-candidatos com frequência mínima de 75% da carga horária total do curso de formação e que cumpriram todas as tarefas referentes aos módulos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) devem formalizar a inscrição para concorrer ao cargos de diretor escolar. Ao todo, 180 pré-candidatos estão aptos a se inscrever.

Além dos pré-requisitos do curso, para ser candidato é preciso ser professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Vitória, com formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e, no mínimo, três anos de exercício em atividades específicas do magistério.

A eleição tem caráter pedagógico, de vivência da democracia e exercício da cidadania a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. Este ano, a comunidade escolar irá às urnas no dia 21 de outubro. As inscrições estão disponíveis no portal AprendeVix, na aba “Eleição Diretores”. São dois formulários: um para candidatos a diretor dos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e outro para as 53 escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

O candidato pode efetuar apenas uma inscrição, indicando sua candidatura a uma unidade de ensino. Esse processo é acompanhado pela Comissão Eleitoral Central, na secretaria de Educação de Vitória, e pelas comissões eleitorais formadas nas escolas.

Eleição direta
Implantada no município desde 1992, a eleição direta para gestores da unidade de ensino é realizada a cada três anos, permitindo o exercício de dois mandatos consecutivos ou subsequentes. O Colégio Eleitoral é composto por todos os professores, servidores que atuam na unidade de ensino, pais, mães e responsáveis, estudantes a partir do 1º ano do Ensino Fundamental que estudam na unidade, além de um representante da comunidade local. A campanha eleitoral é fundamentada nas propostas pedagógica, administrativa e financeira que o candidato apresenta à comunidade escolar e local. Outras informações: [email protected], 3135-1053.

PUBLICIDADE