Cariacica tem a primeira Usina para Pesquisa de Energia Fotovoltaica do Estado

O valor investido foi de R$ 1.547.700,00 e o projeto consiste em dois conjuntos de módulos fotovoltaicos

0
99
Foto: Max Wender

O Governo do Estado inaugurou na quarta-feira 17, em Cariacica, a primeira Usina para Pesquisa de Energia Fotovoltaica do Espírito Santo (Cpid). A usina, localizada no Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, será um grande laboratório de energia solar, pois a tecnologia instalada permite monitorar os módulos fotovoltaicos individualmente.

O valor investido foi de R$ 1.547.700,00 e o projeto consiste em dois conjuntos de módulos fotovoltaicos, sendo um instalado em toda a superfície da cobertura do Cpid e o outro no estacionamento do empreendimento, totalizando uma potência instalada de 279,18 kWp e gerando, em média, 35,5 MWh/mês. Para fins de comparação, essa quantidade de energia elétrica é suficiente para abastecer cerca de 250 residências.

“Nosso objetivo é aproximar as novas tecnologias e a inovação dos serviços públicos. É fundamental que o Estado seja competitivo e inovador para que a gente tenha sustentabilidade. Fazer nossa mobilização, nosso MCI [Movimento Capixaba pela Inovação] funcionar, integrando a todos nós de forma objetiva”, disse o governador Casagrande.

Será a primeira usina do Estado que servirá como base de pesquisa sobre energia fotovoltaica. A usina foi projetada e instalada para tornar o prédio do Cpid, que tem uma área construída de 3.664 metros quadrados, em um terreno de 16.442 metros quadrados, autossuficiente no consumo de energia elétrica.

PUBLICIDADE