Canis são alvo de fiscalização em Cariacica

Denúncia de que em um dos locais haveria animais mortos foi descartada

0
18
Foto: Divulgação

Dois canis localizados em Cariacica foram alvo de fiscalização pela CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) e a prefeitura. A ação foi motivada por uma denúncia de que haveria animais mortos em um dos canis, localizado no bairro Maracanã. No entanto, conforme relatado pela presidente da CPI, deputada Janete de Sá, a suspeita foi descartada.

Uma das irregularidades encontradas foi um número muito grande de animais no local, por isso a proprietária do estabelecimento foi notificada para providenciar em até 30 dias um médico veterinário responsável, além de melhorias na infraestrutura. Outro canil na mesma região também foi fiscalizado e recebeu as mesmas orientações.

“Relatório do CRMV, assinado pela médica Roseanne dos Reis Abrantes Nunes, explica que os animais apresentavam bom escore corporal, livres de ectoparasitas, com água e alimento disponível. O espaço era grande, dividido em vários cômodos. Todas as carteiras de vacinação foram apresentadas. Mas não havia ventilação suficiente e nem veterinário responsável”, declarou a deputada Janete.

No caso em questão, não foi necessário realizar o resgate dos animais. “O Conselho considerou que a atividade é realizada de acordo com as normas do município”, justificou o assessor da CPI, Juarez Lima. A CPI, o CRMV-ES e a PMC voltarão aos estabelecimentos dentro de 30 dias para verificar se as exigências apresentadas hoje foram atendidas.

PUBLICIDADE