Arquivo Público digitaliza notícias de jornais da coleção de Setembrino Pelissari

As notícias abrangem o período de atuação de Setembrino Pelissari como prefeito de Vitória

0
131
Recorte de jornal no dia seguinte após a inauguração da urbanização de Jardim Camburi

Um conjunto de 14 pastas contendo notícias de diferentes periódicos capixabas e nacionais, dos anos de 1974 a 1978, pertencentes à coleção “Setembrino Pelissari”, ex-prefeito de Vitória e ex-deputado estadual, está sendo digitalizado pelo Arquivo Público do Estado e será disponibilizado para pesquisas. As notícias abrangem o período de atuação de Setembrino Pelissari como prefeito de Vitória, com ênfase nas obras, transformações urbanas, atividades administrativas, charges e a política local e nacional, fornecendo diversos dados e informações para estudos sobre a recente história política local.

Setembrino Pelissari nasceu em 18 de setembro de 1928, no município de Ibiraçu. Aos 18 anos mudou-se para Vitoria e em 1954 se formou em Direito. Foi um dos fundadores da União Estadual dos Estudantes e por meio da sua atuação no movimento estudantil, na década de 50, começou a se interessar pela política.

Foi eleito deputado estadual em 1962 e foi prefeito de Vitória de 1967 a 1970 e de 1975 a 1978. Dentre as obras que marcaram a sua gestão estão as galerias de águas pluviais do Centro e do Parque Moscoso e a finalização da avenida Leitão da Silva. Setembrino Pelissari faleceu no dia 02 de abril de 2020, aos 91 anos.

Em novembro de 2020 foi feita, pela família de Pelissari, a doação da sua coleção pessoal, em caráter permanente, para o acervo do Arquivo Público. Dentre os materiais estão fotografias, carteiras de identificação, correspondências, memorandos, dossiês, medalhas, revistas, cartazes, relatórios, discursos e diplomas.

PUBLICIDADE