Vitória inaugura espaço para abrigar mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade

Um dos objetivos do espaço é prestar cuidado em saúde aos cidadãos da capital, em situação de violência, contribuindo com a ressignificação e superação de traumas e interrupção da cadeia de violência por meio de ações de acompanhamento e prevenção

0
9
Inauguração da Casa Rosa. Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Por Acácio Rodrigues

Foi inaugurada em Vitória a Casa Rosa, um Centro de Atenção à Mulher e à Família, que atende mulheres e seus filhos vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade. Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso.

“Essas mulheres e famílias poderão encontrar uma equipe multiprofissional, completa para ter uma escuta integral de atividades”, disse a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen. Um dos objetivos do espaço é prestar cuidado em saúde aos cidadãos da capital, em situação de violência, contribuindo com a ressignificação e superação de traumas e interrupção da cadeia de violência por meio de ações de acompanhamento e prevenção.

A Casa Rosa é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de saúde, assistência social, cidadania e educação do município de Vitória. Foto: Divulgação/PMV

São realizados atendimentos a todos os ciclos de vida. A equipe é multidisciplinar e composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico e auxiliar de enfermagem. As equipes também terão atuação de forma compartilhada com os demais equipamentos da rede de proteção; farão discussão de casos com equipes de saúde, assistência social, educação e demais equipamentos, conforme necessário para cada situação.

As mulheres e seus filhos serão encaminhados pelos serviços da Rede de Proteção – Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Conselhos Tutelares, Escolas, Unidades de Saúde, Rede Socioassistencial e demandas espontâneas. O novo equipamento público foi ambientado com borboletas coloridas, que simbolizam o rompimento de um ciclo para a liberdade. O local tem uma sala especialmente dedicada às crianças. A Casa Rosa é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de saúde, assistência social, cidadania e educação do município de Vitória. Foi um dos compromissos de campanha do prefeito Lorenzo Pazolini.

“É uma honra realizar essa entrega em tão pouco tempo de gestão. Assumimos essa cidade no dia 1° de janeiro, com previsão de pouco mais de R$ 9 milhões de orçamento para todo o ano de 2021. Trouxemos um secretariado que orgulha o Espírito Santo. Não iríamos conseguir pavimentar duas ruas da cidade. Tivemos que reorganizar a casa e conseguimos colocar hoje um plano que é o maior investimento público já apresentado nesse Estado, o maior da história, de R$ 1 bilhão. E nada disso fará sentido se não conseguirmos transformar a vida das pessoas que moram nessa cidade. Estamos cuidando das pessoas”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini, emocionado.

PUBLICIDADE