Vitória amplia quantidade de postos de coleta seletiva

Atualmente, a Central de Serviços coleta em torno de 210 toneladas de materiais recicláveis (lixo seco) em toda a cidade, por mês

0
6
Prefeito Lorenzo Pazolini, vice-prefeita Capitã Estéfane e secretário Leonardo Amorim ao lado dos novos ecopostos. Foto: Divulgação/PMV

Por Rosa Blackman

Vitória vai ampliar a quantidade de postos de coleta seletiva. Desde o último 15, a Central de Serviços instalou cinco novos ecopostos nos bairros São Pedro e Santo Antônio. Os equipamentos foram colocados em pontos de grande circulação de pessoas e conhecidos pelos moradores, sendo dois na Estação Bota-Fora de São Pedro, um ao lado da sede da Regional 2, um na Ilha das Caieiras e um em Santo Antônio.

Atualmente, a Central de Serviços coleta em torno de 210 toneladas de materiais recicláveis (lixo seco) em toda a cidade, por mês. “Para nós, o aumento da quantidade coletada representa mais resíduos de qualidade e, consequentemente, mais geração de emprego e renda para os membros de cada uma das quatro associações de catadores de materiais recicláveis existentes no município de Vitória”, disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

A orientação dada à equipe responsável pela coleta seletiva é de intensificar as ações que possibilitam que os moradores mudem os seus hábitos. “A coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo”, ressaltou Amorim. Para que o serviço seja mais eficaz, os moradores precisam separar os resíduos, colocando nos ecopostos apenas o lixo seco.

O que pode ser reciclado

Papéis: papel, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão, guardanapos sem resíduos de alimentos e líquidos e embalagens de suco longa vida sem resíduos líquidos.

Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimentos e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimentos.

Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimentos.

Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimentos e líquidos.

PUBLICIDADE