Vitória 470 anos: Parabéns no Parque Vale do Mulembá

No aniversário da capital teve parabéns com direito a bolo e apresentação de Congo no Vale do Mulembá

0
17
Inauguração do Parque Mulemba e Aniversário de Vitória. Foto: André Sobral

Por Edlamara Conti

Os parabéns pelos 470 anos de Vitória não podiam ter um cenário mais bonito. Ao som da Banda de Congo Amores da Lua, de Santa Martha, a comemoração foi no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, em Joana D’Arc. Para marcar o aniversário da cidade, o prefeito Lorenzo Pazolini inaugurou as novas estruturas do local, que estava há quase dez anos fechado para a visitação pública.

“Estamos trabalhando muito para criar uma cidade que cuida melhor das pessoas e do meio ambiente. Cada entrega que fazemos representa o esforço da gestão, dos servidores e muito diálogo com os vereadores, com as comunidades e com as organizações parceiras. Vamos em frente com muita luta, fé e determinação, para fazer de Vitória cada vez mais referência para todo o Brasil”, comemorou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Banda de Congo Amores da Lua, de Santa Martha, se apresenta na comemoração pelo aniversário de Vitória no Vale do Mulembá. Foto: André Sobral

O parque ganhou um Centro de Visitantes e Administrativo, um Centro de Educação Ambiental e Cultural, um auditório e o Módulo de Apoio dos Tiradores de Barro, que representa a valoriza o trabalho ancestral das paneleiras. Além disso, ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento, oferecendo novas estruturas para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, pesquisa e valorização do nosso patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

Em uma área de 142 hectares, o parque é uma reserva de Mata Atlântica habitada por espécies raras, como o sagui-da-cara-branca e o gavião-carijó, e cortada por várias nascentes. As obras realizadas no parque representaram um investimento de mais de R$ 2,2 milhões, provenientes de compensação ambiental firmada entre a Arcelor Mittal e a Prefeitura de Vitória.

Proteção ambiental e cultural

Com uma área correspondente a quase 200 campos de futebol, no Maciço Central de Vitória, o Parque Vale do Mulembá tem limites com os bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão. Toda essa área apresenta vegetação de Mata Atlântica de encosta, topos como o Morro do Parapente, com 185 metros de altura, fauna silvestre, nascentes e o Vale do Mulembá, do fundo do qual é retirada a argila, matéria-prima para a confecção das tradicionais panelas de barro.

PUBLICIDADE