Vila Velha atinge índice de medicamentos maior que o indicado pela OMS

0
17
Foto: Divulgação/Arquivo PMVV

Por Milene Miguel

Vila Velha fechou o mês de março com o índice de abastecimento de medicamentos de 96,6% no almoxarifado da rede municipal de saúde, meta maior que a preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para disponibilidade adequada desses produtos na Atenção Primária, que é de 80%. A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) do município é composta por 152 itens. Nesse momento, a secretaria municipal de Saúde apresenta 128 disponíveis.

O município fornece medicamentos necessários aos tratamentos prescritos por profissionais habilitados da rede de saúde. Eles são entregues aos usuários cadastrados nas farmácias existentes nas Unidades de Saúde. Em março, 23.817 receitas foram atendidas.

As aquisições dos medicamentos são programadas para que não haja desabastecimento. Alguns medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e outros adquiridos pelo município, que dependem de licitação, conforme determina a Lei 8.666/1993. Em algumas situações, pode ocorrer de não haver fornecedores interessados na licitação destinada à aquisição de medicamentos, atraso na entrega dos medicamentos ao município ou, ainda, interrupção na fabricação de medicamentos.

PUBLICIDADE