Vila Velha anuncia novos quiosques em Itaparica

Atualmente, o município possui 19 estabelecimentos, sendo seis na Praia da Costa e 13 em Itaparica. Desses 13, apenas oito estão em atividade

0
15
Quiosque em construção na Praia de Itaparica. Foto: Divulgação/PMVV

Seis quiosques serão construídos pela Prefeitura de Vila Velha na Praia de Itaparica, até o final do ano. Atualmente, o município possui 19 estabelecimentos, sendo seis na Praia da Costa e 13 em Itaparica. Desses 13, apenas oito estão em atividade. Em 31 de dezembro de 2020, o Ministério Público de Contas chegou a suspender a licitação para a construção desses seis novos quiosques, com o argumento da existência de direcionamento na licitação pela gestão anterior.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Milena Ferrari, foi elaborado um novo edital, obedecendo as correções pedidas pelo Ministério Público de Contas. Cinco quiosques que estão atualmente em obras devem ficar prontos em setembro. Um deles ainda está na fase inicial de fundação, devido a problemas que surgiram com o contrato.

Millena Ferrari esclareceu que a responsabilidade para a conclusão das obras é dos quiosqueiros. Inicialmente, os quiosques localizados na Praia da Costa não receberão mudanças. Porém, a secretária adiantou que estuda a produção de um projeto para a revitalização dos seis estabelecimentos.

A administração dos 19 quiosques da orla de Itaparica é feita por empresários individuais, ou seja, cada quiosque possui um proprietário. A escolha é definida em chamamento público, por meio de licitação, na qual é feita a concessão aos interessados. O último chamamento público foi realizado em 2019, e eles ficarão responsáveis pelos quiosques pelo prazo de 20 anos. “Os cinco primeiros anos eles não pagam pela outorga, que é como se fosse um aluguel. Isso porque eles fizeram as mudanças estruturais necessárias. Após esse período, o aluguel é pago até o fim do contrato, ou seja, por 15 anos”, explicou a secretária.

PUBLICIDADE