Viaduto Caramuru mais seguro e bonito com novos refletores

A falta de luz em parte da estrutura ocorreu devido a atos de vandalismo

0
12
Viaduto Caramuru, construído em 1925, teve iluminação comprometida após atos de vandalismo

Por Fabrício Faustini

O Viaduto Caramuru, localizado na Cidade Alta, ganhará nova iluminação. Dois refletores serão instalados e vão oferecer mais segurança e beleza ao patrimônio histórico enquanto a iluminação original e definitiva não for restabelecida. A falta de luz em parte da estrutura ocorreu devido a atos de vandalismo. Luminárias foram quebradas e lâmpadas e cabos por onde passam as correntes elétricas foram furtados nos últimos dias.

“É um antigo e belíssimo patrimônio, e as luminárias escolhidas para sua ornamentação à época são raras. Assim, levamos um tempo maior para aquisição. Porém, enquanto isso, instalamos dois refletores para garantir a iluminação”, destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

História
O Viaduto Caramuru foi construído em 1925 com o objetivo de ligar as ruas Dom Fernando e Francisco Araújo e servir de passagem para o bonde que então circulava pela Cidade Alta. Abaixo se encontra a rua Caramuru, local histórico onde teria ocorrido uma batalha contra os holandeses que tentaram invadir a ilha em 1640. Naquela época, a ladeira levava ao Cais São Francisco, utilizado pelos freis do Convento São Francisco. O nome do viaduto e da rua sob ele foi dado em homenagem aos caramurus, membros da Irmandade de São Benedito do Convento São Francisco. Durante a década de 30 algumas casas que ficavam próximas ao viaduto foram derrubadas para o alargamento da rua Caramuru e do viaduto, situado próximo também à Igreja de São Gonçalo.

PUBLICIDADE