Serra teve mais de 4 mil novos empreendedores no primeiro semestre

Números são do Espaço do Empreendedor, localizado no Pró-Cidadão

0
16
Foto: Tom Paparazzy/Secom

Por Marcos Sacramento

Nos seis primeiros meses do ano, o município da Serra recebeu a inscrição de mais 4.704 microempreendedores individuais (MEI). Os números são do Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe), departamento responsável pelo Espaço do Empreendedor. No total, o município conta com 48.696 MEIs ativos, de acordo com levantamento feito a partir de dados do primeiro semestre.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco de Assis Soares, o departamento realiza cerca de 85 atendimentos por dia, para questões que vão de simples orientações a encaminhamentos para obtenção de empréstimos. A categoria MEI foi criada em 2009, para incentivar a formalização de trabalhadores autônomos e de pequenos negócios. Cadastrado no MEI, o microempreendedor terá CNPJ, poderá emitir notas fiscais, empregar um funcionário e ter acesso a linhas de crédito.

Para se cadastrar, basta fazer o agendamento pelo link http://agendamento.serra.es.gov.br/, comparecer ao Espaço do Empreendedor no dia e horário marcados levando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atual, título de eleitor e número do recibo da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos dois últimos anos.

Durante o procedimento de inscrição, o empreendedor precisa assistir a uma palestra de 30 minutos com todas as informações do MEI, sendo importante chegar ao local meia hora antes do horário agendado. Localizado no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe, o Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

PUBLICIDADE