Serra recolhe quase 280 mil toneladas de resíduos em 2021

O total de quase 280 mil toneladas de resíduo corresponde a cerca de 350 caminhões do tipo basculante cheios, por dia

0
16
Entre os resíduos estão lixo doméstico e entulhos da construção civil. Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Por: Andreia Soares

Em 2021, o programa Serra Cidade Limpa e Saudável cumpriu cronogramas regulares de limpeza do município e avançou no processo de educação sanitária, apresentando resultados expressivos no que se refere ao volume de resíduos coletados. Foram recolhidas 279.867 toneladas de resíduos, e de acordo com a secretaria de Serviços, o número refere-se a lixo doméstico com recolhimento em caminhões compactadores, entulhos de construção civil e resíduos de podas, lixo hospitalar, clínicas, Unidades de Saúde, além de material reciclável coletado dos Locais de Entrega Voluntária (LEV’s).

O total de quase 280 mil toneladas de resíduo corresponde a cerca de 350 caminhões do tipo basculante cheios, por dia. O secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, destaca a importância do descarte adequado dos resíduos: “Temos quatro Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs), localizadas nos bairros Barcelona, Nova Carapina II, Jardim Carapina e Novo Porto Canoa. Estamos chamando a atenção das pessoas para que descartem o entulho de forma correta e pedindo para que denunciem os casos de descarte irregular”.

As denúncias devem ser feitas pelo WhatsApp (27) 99976-2595. Pelo canal, é possível enviar fotos e vídeos com a identificação do local e do infrator. A denúncia é anônima. Quem descarta entulho irregularmente pode responder por crime ambiental. Os locais de descarte correto de entulhos, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h, são: ATT Barcelona – avenida Região Sudeste, próximo ao Posto BKR; ATT Nova Carapina II – avenida Montes Claros; ATT Jardim Carapina; e Projeto João de Barro – avenida Domingos José Martins, bairro Novo Porto Canoa.

Até fevereiro de 2022 será inaugurado o 1º Ecoponto da Serra, no bairro Vila Nova de Colares. Trata-se de uma ATT em novos moldes, que funcionará como local de destinação adequada de resíduos sólidos, como pequenos volumes de restos de obras de pessoas físicas, mas também será ponto de Educação Ambiental. Até o mês de abril, o 2º Ecoponto será inaugurado na Grande Jacaraípe.

PUBLICIDADE