Serra recolhe 100 caminhões de entulho por dia

Em apenas 90 dias foram recolhidas quase 80 mil toneladas de resíduos, o que equivale a 9 mil caminhões cheios.

0
9
Foto: Divulgação/PMS

Por Andreia Soares

Em apenas 90 dias foram recolhidas 79.747 toneladas de resíduos na Serra, o equivalente a 100 caminhões cheios por dia. De acordo com a secretaria municipal de Serviços, o número refere-se ao lixo doméstico e hospitalar e os entulhos da construção civil e outros.

O balanço dos primeiros três meses chama mais a atenção quando comparado com o mesmo período de 2020, principalmente quando observado o volume de entulho recolhido, que saltou de pouco mais de 25 mil toneladas de janeiro a março do ano passado para mais de 42 mil toneladas no mesmo período deste ano.

O secretário de Serviços, Enio Bergoli, destaca que já esperava um número alto no volume de entulho recolhido, porque quando começou o trabalho do programa ‘Serra, Cidade Limpa e Saudável’ no início do ano, percebeu nas vistorias para a criação do cronograma, que havia muita sujeira espalhada pela cidade. Mesmo com a percepção, o secretário não contava com o acréscimo de 64% no recolhimento de entulho advindo da construção civil e móveis inservíveis, por exemplo.

O total de quase 80 mil toneladas de resíduos corresponde a cerca de 100 caminhões do tipo basculante cheios, por dia, ou 9 mil caminhões no período de janeiro a março. São 27% a mais de resíduo coletado que no mesmo período do ano passado. Do total de quase 80 mil toneladas de resíduo recolhido não estão incluídos serviços de poda de árvores, capina, roçada e limpeza de vias, praças e parques. Esse material é reciclado por meio da técnica de compostagem.

PUBLICIDADE