Serra define locais adequados para descarte de entulho

Existe, no município, lei específica que regulamenta o descarte, pontuando os tipos de resíduo, quantidade e modo de descarte e os locais exatos para o depósito desse entulho

0
8
Na Serra, lei específica regulamenta o descarte de entulhos por pessoas físicas ou jurídicas. Foto: Leonardo Quarto

A secretaria de Serviços da Serra vem realizando diversas ações dentro do programa ‘Serra Cidade Limpa e Saudável’, que tem como principal meta sensibilizar a população sobre os cuidados ao descartar resíduos reaproveitáveis ou não. Existe, no município, lei específica que regulamenta o descarte, pontuando os tipos de resíduo, quantidade e modo de descarte e os locais exatos para o depósito desse entulho.

Os locais de descarte correto de entulho, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h, são: Barcelona – avenida Região Sudeste, próximo ao Posto BKR; Nova Carapina II – avenida Montes Claros; Jardim Carapina e Projeto João de Barro – avenida Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa.

Nos primeiros 45 dias do programa, foram recolhidas 23 mil toneladas de entulho, resultado de restos de obras particulares, escavação e limpeza de terrenos, móveis inservíveis e muitos outros resíduos sólidos. Esse volume equivale a 82 caminhões cheios por dia.

A lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, trata da utilização de caçambas estacionárias para coleta e remoção de resíduos da construção civil e volumosos, como geladeiras, sofás, grandes embalagens, peças de madeira e resíduos de poda, além de outras citações. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de planta do tipo ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.

Quem precisar descartar mais do que a quantidade estabelecida precisa contratar uma caçamba e dar a destinação final correta para esse entulho, sob pena de multa de até R$ 2.224,00. Mas, além de pagar a multa, quem descumpre a lei também tem que limpar a área que foi suja. O cidadão que identificar ações de infratores pode denunciar pelo WhatsApp (27) 99976-2595.

PUBLICIDADE