Secretarias se unem e compartilham dados para reduzir violência

O objetivo é trabalhar em conjunto para reduzir ainda mais os números

0
14
Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Por Leonardo Quarto

As secretarias de Defesa Social, Políticas Públicas para Mulheres e Assistência Social da Serra decidiram integrar as ações e aglutinar os dados sobre locais mais sensíveis à violência e que resultam em mais casos, demandando assim maior atenção do poder público. O objetivo é trabalhar em conjunto para reduzir ainda mais os números.

Desde 2021, a secretaria de Defesa Social trabalha com o Observatório de Segurança, que compila dados da segurança no município e os analisa para responder da melhor forma possível. A partir de agora, estes dados serão também compartilhados com as secretarias de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres.

A Prefeitura da Serra fechou 2021 com o menor número de homicídios de sua série histórica. Com 138 mortes entre janeiro e dezembro, a taxa ficou em 25,7/100 mil habitantes, bem inferior à média estadual. Comparando 2020 e 2021 a redução de homicídios dolosos em Serra foi de 14,3%. Uma redução maior que a da Região Metropolitana e do Estado. Na última década, o município reduziu esse número para 63,5%.

“Precisamos trabalhar mais em conjunto. Com o compartilhamento de informações, as secretarias poderão trabalhar estratégias para ofertar serviços às regiões que mais precisam. O objetivo é fazer essa informação circular mais rápido e, assim, agir também com mais celeridade”, disse o subsecretário de Defesa Social da Serra, Alessandro Darós.

Secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, falou da importância de fazer ações preventivas: “Em muitos casos as denúncias não chegam porque as pessoas têm medo. Então, em posse dos dados, podemos também fazer ações preventivas, principalmente de conscientização contra agressão doméstica, para evitar os casos”.

Já para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota, a integração das secretarias aumenta a assertividade das ações: “A importância da integração das pastas de Política para Mulheres com a Assistência Social e a Defesa Social para o trato da violência contra mulher reforça o compromisso da gestão Sergio Vidigal com a efetivação de políticas públicas integradas em nosso município”.

PUBLICIDADE