Reconhecimento de firma agora pode ser feito pela internet

O ato, normalmente, tem como objetivo a concretização de um negócio, exigindo o reconhecimento de firma de todos os envolvidos no processo

0
11
Foto Ilustrativa: Divulgação

Um dos serviços mais procurados nos Cartórios de Notas, o reconhecimento de firma por autenticidade, agora pode ser feito pela internet. O ato, normalmente, tem como objetivo a concretização de um negócio, exigindo o reconhecimento de firma de todos os envolvidos no processo.

Para que o reconhecimento de firma seja feito pela internet, basta que o interessado envie o documento assinado para o cartório. Feito isso, é agendada uma videoconferência com o tabelião. Depois, é assinado um termo de confirmação e, por fim, o tabelião reconhece a firma como autêntica. Os requisitos para o procedimento são dois, ter firma aberta no cartório escolhido e cadastro na plataforma e-Notariado, que pode ser feito gratuitamente.

O diretor de Tabelionato de Notas do Sinoreg-ES, Diniz Cypreste de Azevedo, explica que o reconhecimento de firma dá autenticidade e garante a segurança das transações. “O reconhecimento de firma é exigido em compras e vendas de carros e imóveis, testamentos e até para autorização de viagens de menores”, explica.

O e-Notariado é uma plataforma digital que conecta os usuários aos serviços oferecidos pelos Cartórios de Notas do país. Para utilizar, basta acessar www.notariado.org.br e solicitar a emissão gratuita do certificado no cartório mais próximo.

PUBLICIDADE