Prefeitura de Vila Velha credencia clínicas e hospitais veterinários para castrações gratuitas

O programa irá contemplar a população de baixa renda, assim como os protetores de animais que possuem abrigos no município

0
1
Foto: Adessandro Reis

Por Rubia Medina

A diretoria de Bem-Estar Animal da secretaria municipal de Meio Ambiente publicou o Edital de Credenciamento de clínicas e hospitais veterinários para prestação dos serviços gratuitos de esterilização cirúrgica de cães e gatos no município de Vila Velha, procedimento popularmente conhecido como “castração”.

Essa é a primeira fase do POCA – Programa Operacional de Controle Animal. “O programa irá contemplar a população de baixa renda, assim como os protetores de animais que possuem abrigos no município. O objetivo é diminuir a reprodução descontrolada de animais nas ruas e nas residências dos moradores que não possuem condição de pagar pelo serviço médico veterinário, diminuindo assim a incidência de abandono de animais”, explica o veterinário Celso Christo.

Após a conclusão desta fase, será lançado o Edital para cadastramento dos protetores de animais e da população de baixa renda, que será analisado pela diretoria de Bem-Estar Animal e pela secretaria municipal de Assistência Social, para que não ocorram falhas no cadastramento e de fato seja beneficiado o público-alvo do programa POCA.

“Este é o primeiro grande passo para o equilíbrio entre o meio ambiente, o ser humano e os animais que habitam o município, contemplando anualmente um número em torno de 4.600 castrações de cães e gatos, diminuindo consideravelmente a incidência de abandono de animais e outros tipos de maus tratos”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo. As clínicas e hospitais veterinários interessados no credenciamento podem acessar o edital no site http://www.vilavelha.es.gov.br/licitacoes

PUBLICIDADE