Por Leonardo Quarto
A Prefeitura da Serra, de acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), atingiu o índice de 90,07% de transparência em seus dados. É o maior número entre todas as instituições públicas do Estado; prefeituras, câmaras, governo, Assembleia Legislativa, tribunais e Ministério Público. O levantamento, que inclui os 120 primeiros dias da gestão do prefeito Sérgio Vidigal (outubro de 2020 a abril de 2021.), avalia a divulgação de dados de gestão fiscal, serviços ao usuário, informações de licitações e contratos, despesas e receitas, pessoal e outros.
Ainda segundo o Tribunal de Contas, órgão que fez o levantamento, o resultado apurado é um diagnóstico a partir do qual é possível identificar a transparência nas instituições. De acordo com o controlar-geral da Serra, Victor Leite, “a transparência na gestão pública é um importante mecanismo de controle social, uma vez que possibilita ao cidadão verificar como os recursos públicos estão sendo utilizados”.
No âmbito municipal, foram divulgadas a evolução da transparência de cada prefeitura, bem como sua classificação em relação ao grau geral de atendimento. A avaliação da Serra recebeu a nota de 90,07%, saltando de oitava colocada em 2017, com nota 85,40%, para a primeira colocação dentre os municípios do Estado.
Para melhorar ainda mais os índices, a prefeitura seguirá investindo em transparência. “Identificamos algumas melhorias e necessidade de ampliação de informações já disponíveis e que estão sendo promovidas pela subsecretaria de Transparência. Uma delas é a própria Carta de Serviços, que passou por uma modificação considerável em termos de ferramenta visual e acesso pelo usuário nesse segundo semestre”, revelou Victor Leite.