Prefeitura adota hiperconvergência e garante serviços essenciais à população

O projeto levou cerca de dois meses

0
11
Prefeitura Municipal da Serra. Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

A Nutanix, líder em computação em nuvem privada, híbrida e multicloud, foi escolhida pela Prefeitura da Serra para prover solução de hiperconvergência (HCI), com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais à população, por meio de um ambiente tecnológico de alta disponibilidade.

O projeto levou cerca de dois meses e incluiu a migração de 40 servidores para o ambiente Nutanix, com soluções HCI Nutanix AOS e Nutanix Prism Pro. Nele, foi disponibilizada infraestrutura para rodar aplicações/serviços essenciais ao município para os setores da Educação, Saúde Pública etc. Ao todo, 43 unidades de saúde, 142 escolas e outras 25 localidades se beneficiaram do novo ambiente HCI, como por exemplo, unidades responsáveis pelo sistema tributário e arrecadação do município; sistema de RH vinculado à administração pública e outras.

A prefeitura tinha um cenário de ambiente virtualizado baseado em KVM, que não possuía hardware integrado. Utilizavam uma plataforma de gerenciamento de virtualização de servidor de código aberto. De acordo com Robson Limaverde Valença, subsecretário de Tecnologia da Informação, esse ambiente se baseava principalmente em dois sites grandes, o da sede, com cerca de mil computadores, e o do Pró-Cidadão, local de atendimento ao público, com aproximadamente 700 máquinas – além de 300 outros pontos integrados com fibra ótica dentro do município.

Segundo Limaverde, antes da migração dos servidores para o ambiente Nutanix, qualquer manutenção de hardware paralisava o sistema. Hoje, em caso de reparo, é possível deixar todo o sistema de Saúde em pleno funcionamento de forma ininterrupta, deixando os serviços essenciais sempre disponíveis à população.

PUBLICIDADE