Pilotos de avião alertam sobre perigo na rampa de voo livre do Morro do Moreno

Aeronáutica afirma que local em Vila Velha não está liberado para praticantes de parapente devido à proximidade com o Aeroporto de Vitória; entidade de atletas tenta regularizar a atividade esportiva

0
17
Foto: Divulgação

O perigo está no ar! Pilotos de aviões que decolam e aterrissam no Aeroporto de Vitória estão preocupados com a rampa do Morro do Moreno, em Vila Velha, com 274 metros de altitude, utilizada por praticantes de voo livre e parapente, contribuindo para que o espaço aéreo seja considerado de risco ao tráfego aéreo.

Profissionais do setor de transporte aéreo se preocupam com a presença dos parapentes no caminho das aeronaves, e alertam que o problema sério. Há rotas que passam próximas depois que a nova pista do aeroporto passou a ser utilizada. Se atletas e amadores querem saltar por ali, as rotas aéreas terão que ser alteradas, de acordo com a posição do Centro de Controle de tráfego aéreo do aeroporto.

Constantemente os controladores de tráfego aéreo que trabalham no Aeroporto de Vitória recebem avisos apreensivos dos pilotos que utilizam essa rota, afirmando que muitos praticantes de voo livre acabam por ultrapassar a altura das torres de telefonia móvel, implantadas no alto do morro, e isso é muito acarreta uma situação de risco para a segurança dos pilotos, tripulantes, passageiros e adeptos da modalidade esportiva.

PUBLICIDADE