Novo atleta capixaba na NBA

Didi Louzada, 21, assinou contrato para jogar no New Orleans Pelicans

0
12
Foto: Divulgação

Principal liga de basquete do mundo, a NBA conta com mais um brasileiro entre os jogadores. Trata-se do capixaba Didi Louzada, 21, que assinou contrato para jogar no New Orleans Pelicans. Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Didi se torna o 18° brasileiro a assinar contrato com uma franquia da Liga, repetindo os feitos de outro capixaba, Anderson Varejão, que foi campeão da NBA em 2017 e dos Jogos Pan-Americanos de 2003.

O ala, que vai usar a camisa zero, já está integrado ao grupo para a disputa das últimas partidas da temporada regular. Ele atuou nas duas últimas temporadas pelo Sydney Kings, da Austrália. No entanto, seu início no esporte se deu por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), principal competição estudantil do Estado, realizada pela secretaria de Esportes e Lazer.

“O Didi participou dos jogos em três oportunidades, em 2011, 2012 e 2013, atuando pelo time do Colégio Cristo Rei, aqui de Cachoeiro de Itapemirim. O principal ano dele no torneio foi em 2012, quando nosso time foi campeão estadual e, em seguida, campeão da segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional dos Jogos”, relembrou Nilson Batistin de Lima Junior, treinador do atleta durante as conquistas.

Além de Didi Louzada, atualmente há diversos outros atletas capixabas que começaram nos JEES e são destaques em níveis nacional e internacional. As ginastas Deborah Medrado e Natalia Gaudio brilharam na última edição dos Jogos Pan-Americanos, disputados em 2019, no Peru, conquistando um ouro e um bronze, respectivamente. Paulo André Camilo ocupa o primeiro lugar da lista de atletas com índice para as Olimpíadas de Tóquio 2021. A ginasta Geovanna Santos e o jogador de handebol Tarcísio Freitas são outros exemplos de atletas que iniciaram nos JEES e já estão defendendo as seleções brasileiras de suas modalidades.

PUBLICIDADE