“Muralha Eletrônica” ganha novos pontos em Vila Velha

A chamada Muralha Eletrônica completou 50 dias de funcionamento e recuperou, até a última semana, 26 veículos, entre carros de passeio e motos

0
12
Foto: Divulgação/PMVV

Novos pontos de vigilância do sistema de cerco eletrônico que localiza veículos com restrições de furto e roubo serão criados em Vila Velha até dezembro, aumentando de 19 para 24. A chamada Muralha Eletrônica completou 50 dias de funcionamento e recuperou, até a última semana, 26 veículos, entre carros de passeio e motos. Tudo funciona com um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, capaz de fazer a identificação por placa, modelo e cor do automóvel ou motocicleta.

Quando um veículo com restrições de furto e roubo ou com placas clonadas passa por um dos pontos de vigilância do sistema, é acionado um alerta na Central de Monitoramento. A viatura mais próxima da Guarda Municipal é acionada para realizar a busca, acompanhamento e apreensão do veículo. As polícias Civil e Militar também são alertadas. O dispositivo vigia por 24 horas um total de 53 pistas.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente coronel Geovanio Ribeiro, avalia que a performance do sistema é positivo nesta fase inicial. Lembra que a atuação dela não ficou somente no combate aos furtos e roubos de veículos: “A Muralha foi decisiva em orientar os policiais na identificação do veículo que transportava o responsável por aquela chacina no bairro Darly Santos, que chegou atirando num churrasco em outubro e acabou matando seis pessoas, que morreram em diferentes momentos. Com as informações do sistema comprovou-se que o veículo do suspeito havia entrado e saído do bairro nos horários condizentes com o crime”.

Outro caso curioso, solucionado com o auxílio do sistema, foi a recuperação de seis motocicletas, todas com a mesma placa. Eram quatro motos, que foram abordadas pelos guardas municipais na Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Cobilândia e Paul. Outras duas foram resgatadas em Vitória.

PUBLICIDADE