Memória capixaba

0
12
Hotel Estoril na fase final de construção, em 1958

O antigo Estoril foi projetado em 1955 e inaugurado em 8 de setembro de 1958, para abrigar, além do hotel, salas e lojas comerciais. De propriedade do empresário Francisco Teixeira da Cruz e localizado no centro de Vitória, a edificação contemplava um dos trechos mais bonitos e então reurbanizados na capital.

A arquitetura e o uso adotados são compatíveis com o panorama econômico da época em que foi construído e refletem o crescimento de uma cidade que passou a abrigar um número cada vez maior de uma população de passagem, principalmente devido ao desenvolvimento portuário e um número maior de negócios e serviços.

Após décadas de glórias no ramo hoteleiro, o Estoril sucumbiu à concorrência e foi abandonado. Até que, em 2009, o antigo hotel foi readequado para moradia popular por meio de recursos do Governo Federal, Ministério das Cidades, Caixa e da Prefeitura de Vitória, com as chaves dos apartamentos entregues para 54 famílias, que passariam a pagar 10% de suas rendas pelo período de 15 anos.

PUBLICIDADE