Lixo coletado na baia e manguezais de Vitória deu para formar o maior mosaico do mundo

Com quase 1,3 mil metros quadrados e cerca de 141 toneladas de lixo foi formada uma grande tartaruga no local, cujo desenho foi do artista Nico, do bairro Jesus de Nazareth

0
19
Vitória registrou o maior mosaico do mundo de resíduos coletados

Por Matheus Thebaldi
A grande ação de limpeza da baía e dos manguezais de Vitória resultou na construção do maior mosaico feito no mundo a partir de resíduos, no sábado 21, na Praça do Papa. Com quase 1,3 mil metros quadrados e cerca de 141 toneladas de lixo foi formada uma grande tartaruga no local, cujo desenho foi do artista Nico, do bairro Jesus de Nazareth. O trabalho foi encerrado em clima de festa, ao ritmo dos componentes da Escola de Samba Andaraí, de Santa Martha.

O mutirão de limpeza teve início no último dia 16, em homenagem ao Dia do Gari. Os profissionais de limpeza passaram a semana retirando todo tipo de resíduos e entulhos em toda a orla da Capital. A ação também contou com a colaboração de 24 entidades e institutos que trabalham pela responsabilidade ambiental, além de mergulhadores e proprietários de motos aquáticas (jet skis).

Acompanhada do prefeito Lorenzo Pazolini, a equipe de coletores saiu cedo da Marina Villamare, por volta de 6h40, em Santa Luíza, em direção a uma prainha localizada na área da Vale. Para isso, foram disponibilizados jet skis e uma lancha. O prefeito destacou a importância da ação: “É mais uma importante ação ambiental da Prefeitura de Vitória. Durante toda a semana, retiramos lixos e objetos deixados indevidamente pelas pessoas em nossos manguezais e na baía. Hoje, encerramos essa grande ação formando o maior mosaico construído a partir de resíduos no mundo, mostrando nosso compromisso com uma cidade limpa e atenta ao desenvolvimento sustentável. Queremos construir uma cidade para que todos tenham mais responsabilidade“.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, frisou que a ação traz conscientização para a população: “Hoje formamos esse grande mosaico, mas o ideal era de que não tivesse esse tanto de resíduos destacados em nossa baía e em nossos manguezais. É uma ação que envolve nossos profissionais de limpeza e sociedade civil, empresas privadas voluntárias, ONG´s e coletivos para manter a cidade limpa e organizada. Finalizamos com essa obra de arte, que será aferida para entrar no Guiness Book como o maior mosaico feito com resíduos no mundo“.

É uma ação fundamental de conscientização de pessoas de todas as idades. Hoje formamos esse representativo mosaico, mas o ideal era de que esse lixo não fosse jogado na baía e nos manguezais. Vamos sempre cuidar da cidade e realizar um trabalho voltado para deixar Vitória limpa“, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui