Independente de Boa Vista contará a lenda de Cariacica no Carnaval de 2022

O enredo do pesquisador Anclébio Junior se baseia na lenda capixaba do “Pássaro de Fogo”, que conta a história de amor da princesa indígena da tribo dos Botocudos, Jaciara, que significa lua, e do jovem guerreiro Guaraci, o sol

0
22
Foto: Lucas Calazans

Por Heberton Silva

A lenda de um casal indígena que, por viver um amor proibido, foi transformado em duas pedras muito conhecidas. Esse é o ponto de partida do enredo “O Pássaro de Fogo traz a Boa Nova: é Tempo de Amar”, da Escola de samba hexacampeã Independente de Boa Vista, para o Carnaval de 2022.

“Nossa escola fará uma homenagem aos valores culturais que fizeram de Cariacica uma das maiores cidades do Espírito Santo por meio da lenda de Jaciara e Guaraci, uma história de amor, capaz de vencer todas as barreiras”, disse o presidente da escola e intérprete oficial da Boa Vista, Emerson Xumbrega.

O enredo do pesquisador Anclébio Junior se baseia na lenda capixaba do “Pássaro de Fogo”, que conta a história de amor da princesa indígena da tribo dos Botocudos, Jaciara, que significa lua, e do jovem guerreiro Guaraci, o sol. Eles se apaixonaram enquanto suas tribos estavam em plena guerra.

Jaciara e Guaraci foram castigados e transformados em duas grandes pedras, Monte Mochuara (Cariacica) e Mestre Álvaro (Serra), que se olham, mas não se tocam. Uma vez por ano, na noite de São João, um pássaro de fogo ilumina o céu levando mensagens de amor de um para o outro. A Independente de Boa Vista será a quarta escola a desfilar na avenida, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) ainda não definiu a data.

PUBLICIDADE