Hospital Materno Infantil inicia atendimento em abril

A unidade foi construída pela prefeitura e transferida para a gestão do Governo do Estado, no ano passado

0
11
Foto: Divulgação

O Hospital Materno Infantil de Serra começa a funcionar em abril próximo, como unidade de tratamento da covid-19. A unidade foi construída pela prefeitura e transferida para a gestão do Governo do Estado, no ano passado. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o hospital está passando por adequações para começar a atender pacientes em tratamento contra a covid.

A estrutura da unidade está passando por reformas e aprimoramento na parte tecnológica. Segundo o secretário, um novo layout está sendo adequado para um melhor aproveitamento dos espaços do hospital. “A unidade vai passar por adequações do seu layout e da estrutura do seu grupo gerador. No desenho original ela só tem suporte de grupo de gerador para 30% da área do hospital. São necessários ajustes da rede de gás. Passando a fase mais crítica da covid, nós iremos desenhar um calendário para poder abrir como maternidade”, explicou Nésio Fernandes.

Ao ser aberto como maternidade, os serviços que são oferecidos no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, também localizado na Serra, serão transferidos para o Hospital Materno Infantil. Além disso, o atendimento à população será mais adequado e vai permitir que as atividades no Jayme sejam ampliadas. Conforme o secretário, o hospital tem potencial para readequar toda a oferta do Jayme Santos Neves e tem capacidade de receber a maternidade de alto risco, que hoje funciona no Jayme.

“O Hospital Materno Infantil receberá o que não tinha no projeto original, leitos de terapia intensiva neonatal e adulto, e terá a capacidade tecnológica incrementada. O Jayme poderá ampliar a sua capacidade de oferta de leitos covid e, voltando ao perfil anterior, ele poderá reforçar perfis que ele poderia executar com muita qualidade, como cirurgias ortopédicas e vasculares”, ressaltou o secretário.

PUBLICIDADE