Guarapari possui alto índice de medicamentos da Remume

Guarapari possui 87,15% de cobertura, ou seja, de 179 medicamentos da lista

0
21
Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarapari divulgou o índice de cobertura de medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), e mesmo diante da situação de pandemia, em que estados e municípios enfrentam dificuldades para conseguir comprar medicamentos e materiais hospitalares, Guarapari possui 87,15% de cobertura, ou seja, de 179 medicamentos da lista, o município possui 156 para atender a demanda da população.

Dos 13% restantes, ou seja, 23 medicamentos, grande parte já foi adquirido. Entre esses medicamentos estão Azitromicina, Dipirona, Losartana e Paracetamol. Vale ressaltar que alguns medicamentos estão com falta de matéria prima no mercado, entre eles Omeprazol, Complexo B e Heparina.

Outro ponto importante sobre medicamentos e produtos hospitalares é a questão do alto preço devido à grande demanda, o que dificulta a aquisição dos produtos. Um exemplo disso é a luva de látex para procedimento, que antes era encontrada no mercado por R$ 16,00 a caixa, e atualmente vem sendo encontrada em uma média de R$ 95,00.

PUBLICIDADE