Festa da Penha 2022: Romaria dos Homens com segurança, limpeza e organização

A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros

0
22
Trajeto da Romaria dos Homens

Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha, a tradicional Romaria dos Homens, será realizada amanhã 23, a partir de 19h. O evento integra um dos maiores do setor religioso do País: a Festa da Penha 2022, que teve início no último domingo 17. A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.

A saída é da Catedral Metropolitana, às 19h, passando por baixo do Viaduto Caramuru, sentido Parque Moscoso, Vila Rubim, rodoviária e Segunda Ponte. A secretaria municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana também fará a interdição de vias para garantir a segurança dos romeiros. A rua José Marcelino até a rua Pedro Palácios, no cruzamento das ruas Professor Baltazar e Treze de Maio, no Centro, estarão totalmente interditadas de 14h à zero hora. Além disso, a Praça Dom Luiz Scortegagna (saída da Catedral) e as vias José Marcelino, São Francisco, Caramuru, Cais de São Francisco, Cleto Nunes, Marcos de Azevedo, Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva estarão
temporariamente interditadas durante a Romaria.

Equipes da Guarda Municipal também darão apoio a grupos de romeiros que virão de outros municípios, disponibilizando 62 agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária para garantir a segurança. Serão 20 agentes de Trânsito, sendo 10 operacionais e 10 batedores, e mais 13 agentes de apoio, que atuarão na Catedral, Palácio Anchieta e avenidas General Osório e República.

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) terá nove agentes em atuação, tendo viaturas abrindo a fila. Por fim, o grupamento de Proteção Comunitária terá seis agentes exclusivos, sendo duas viaturas encerrando a fila, no apoio à imagem de Nossa Senhora da Penha, e mais 14 agentes de apoio. A Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) coloca à disposição as câmeras, inclusive com reconhecimento facial, além do Cerco Inteligente e da unidade de vídeo móvel.

Limpeza
A Central de Serviços instalou, no trecho entre a Catedral e a região da rodoviária de Vitória, 100 banheiros químicos: 70 para homens (sendo cinco para pessoas com deficiência) e 30 para mulheres (cinco para pessoas com deficiência), além de 150 papeleiras ao longo do trajeto, com o objetivo de evitar o descarte de resíduos e facilitar o trabalho das equipes de limpeza pública após a passagem dos romeiros. Também foi feito o reforço na pintura dos meios-fios nas vias por onde passará a romaria. Após a passagem dos romeiros, a Central de Serviços disponibilizará equipamentos de varrição mecanizada para fazer toda a limpeza do trajeto.

Turistas
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) instalou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Catedral Metropolitana. Uma equipe de Turismo fará atendimentos no local de 17h às 21h, com informações e orientações sobre os atrativos turísticos de Vitória, além da distribuição de mapas e fôlderes.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui