Espaço Botânico de Serra recebeu mais de 115 mil visitas em quatro anos

Os visitantes participaram das aulas de educação ambiental ministradas no Espaço Botânico do Parque da Cidade, em Laranjeiras, de 2017 a 2020

0
10
Foto: Everton Nunes

Quase 115 mil pessoas visitaram o Espaço Botânico do Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra, de 2017 a 2020. No local, fechado em março do ano passado por causa da pandemia, os visitantes conheceram plantas minúsculas e microanimais, além de observar camarões e caranguejos em uma lente que aumenta o tamanho em até 840 vezes!

Durante as aulas com o professor e biólogo Nagibi Neto, os participantes puderam conhecer, no microscópio, a microfauna e a microflora que vivem no tanque de bromélias e aprenderam sobre o meio ambiente, água, recursos naturais, dengue e vegetação nativa durante visitas aos bromeliários, orquidário, jardim temático de restinga, circuito de plantas nativas e viveiros de plantas carnívoras, bioativas, sensitivas e outras.

Os participantes, geralmente alunos de escolas de Ensino Fundamental e de projetos sociais dos municípios de Aracruz, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, também tiveram experiências além da visão. No jardim sensorial, onde foram atendidos 8.835 alunos com monitoramento guiado, o público teve a chance de entrar de olhos vendados e sentir, tocar, comer e cheirar as plantas que, com suas texturas e aromas, brincam com todos os sentidos.

Os visitantes ainda puderam ajudar a produzir mudas de plantas ornamentais e árvores da Mata Atlântica. No período de 2017 a 2020, foram produzidas e doadas 47.601 mudas. Também com auxílio dos alunos, foram reintroduzidas em fragmentos de Mata Atlântica da Serra o total de 1.465 plantas de 83 espécies diferentes de Bromeliaceae.

PUBLICIDADE