Entorno da Igreja Reis Magos recebe revitalização

A obra deverá ser concluída em julho deste ano

0
8
Foto: Divulgação

Por Djeisan Maria

A malha viária do entorno da Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, está sendo revitalizada. Os paralelepípedos do importante monumento histórico e religioso serão trocados por blocos de concreto. A área da intervenção soma cerca de 8 mil m² e demandará investimentos de R$ 3,7 milhões. As calçadas do entorno da igreja também serão adaptadas ao padrão calçada cidadã. A obra já em andamento deverá estar pronta em um prazo de 160 dias e trará mais segurança e conforto para os visitantes do local.

A construção data de 1580 e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Trata-se de um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro, por ser uma das edificações que menos interferências sofreram nos séculos que se seguiram à sua construção.

A igreja ostenta, no altar, um retábulo entalhado em madeira de grande valor artístico. O altar da Igreja, construído em 1701, apresenta retábulo entalhado em madeira e, no centro, uma obra do pintor frei Belchior Paulo, retratando a adoração dos Reis Magos. O quadro é considerando uma das primeiras pinturas a óleo no Brasil, já que a pintura jesuítica se inicia em 1587, com a chegada do frei Belchior Paulo.

PUBLICIDADE