Educação da Serra avança com ajuda de novos equipamentos e novas tecnologias

0
58
Foto: Renato Paolielo

Por Andreia Soares

Como parte do Programa “Serra Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável”, a secretaria de Educação da Serra vem se preparando cada vez mais para uma nova educação totalmente conectada com o mundo da tecnologia. Entre as ações realizadas para garantir a estudantes, professores e outros profissionais total acesso ao mundo da inovação, estão a criação, pela Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE), do site Edserraon, que possibilita o acesso a documentos, divulgação de palestras, lives, redes de conversas sobre temas diversos, entre outros.

Também houve a ampliação dos usos da plataforma EducaSerra – Moodle, do canal Educa Serra, no YouTube, para formações e eventos, em parceria com outras secretarias municipais e a expansão da rede de fibra de internet da prefeitura nas unidades de ensino municipais.

A educação da Serra já conta com o Sistema de Gestão Escolar (SGE), criado para facilitar o gerenciamento das atividades pedagógicas e permitir que pais e estudantes acessem as notas e frequências, do computador ou até mesmo do celular, dentre outras ações virtuais. A subsecretária pedagógica, Luciana Galdino, destaca que até o final de 2021 todas as 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estarão equipados com um Laboratório de Informática Educativa Móvel (LIEM).

“Nas EMEFs, cada LIEM será composto de 36 Chromebooks e 01 gabinete de recarga móvel para guardar e carregar os equipamentos, totalizando 2.412 Chromebooks. Já nos CMEIs, cada LIEM será composto de 25 Chromebooks e 01 gabinete de recarga móvel, totalizando 1.875 aparelhos”, detalha Luciana Galdino.

PUBLICIDADE