Dentistas são homenageados na Assembleia Legislativa

Foi uma noite de festa e também de reflexão sobre a saúde bucal no Brasil e os desafios profissionais enfrentados pela categoria

0
14
Foto: Divulgação/Ales

A deputada Janete de Sá homenageou, em sessão solene, os profissionais que se destacam na Odontologia capixaba em comemoração ao Dia Nacional do Dentista. Foi uma noite de festa e também de reflexão sobre a saúde bucal no Brasil e os desafios profissionais enfrentados pela categoria.

De acordo com a Federação Dentária Internacional, a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas – mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.

A deputada Janete de Sá lamentou que uma parte muito pequena da população consiga acessar os serviços odontológicos. “É um descaso com a população e com vocês (dentistas) a precariedade de recursos para a odontologia na atenção básica. Por falta de investimentos, principalmente federais, temos um país de desdentados nas classes mais pobres da nossa sociedade. Realidade que precisa ser modificada porque a saúde começa pela boca”, ressaltou a parlamentar, que também destacou a necessidade de concursos nas prefeituras.

“Nosso objetivo com esta sessão é valorizar, prestigiar e jogar luz sobre esses profissionais, que são importantes e decisivos na equipe de saúde. São profissionais que não medem esforços para melhorar a qualidade de vida do próximo, elevando sua autoestima, inserindo e reinserindo seu paciente na sociedade, fortalecendo a cidadania. Produzir um sorriso é multiplicar felicidade”, ressaltou a deputada Janete de Sá.

PUBLICIDADE