Cultura divulga agenda para comemoração dos 470 anos de Vitória

Se o mês está repleto de ações culturais de peso, o dia do aniversário, quarta-feira 8, não poderia ser diferente

0
23
Foto: Fernando Madeira

Por Pedro Vargas

Vitória, Vitorinha, Vitoríssima, Cidade Presépio, Ilha do Mel, Vix… São vários os apelidos carinhosos da capital capixaba, que no próximo dia 8 completa 470 anos de história. E no que depender da prefeitura, a cidade irá transpirar cultura e arte durante todo o mês de setembro. Se o mês está repleto de ações culturais de peso, o dia do aniversário, quarta-feira 8, não poderia ser diferente.

Uma missa na Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, celebra o dia de Nossa Senhora da Vitória, às 9h. As manifestações artísticas também começam logo pela manhã, de modo virtual, às 9h, no YouTube da Prefeitura de Vitória, com a atividade “Contação de Histórias”, do projeto “Viagem pela Literatura”, realizado pela Biblioteca Municipal.

A seguir, de modo presencial, às 10h, será aberta a exposição fotográfica “Vitória 470” na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro da cidade. Memórias, fotografias e documentos importantes contarão a longa história da cidade. O material pertence ao Arquivo Público Municipal mantido pela prefeitura.

O almoço de aniversário é na Ilha das Caieiras e será embalado pelo som das bandas Brasil Pandeiro e Forrofiá a partir do meio dia. Na parte da tarde, de 15h30 às 17h30, também na Ilha, na praça ao lado do Museu Manoel Passos Lyrio, o público participa do workshop de Hip Hop Dance e assiste a apresentação dos alunos do Circuito Cultural de Vitória.

PUBLICIDADE