Covid: Vitória é referência em vacinação

Na semana passada Vitória recebeu mais 7.020 doses da vacina contra a covid-19

0
113
Foto: Jansen Lube As 5.900 vagas ofertadas para pessoas com 35 anos ou mais esgotaram em 5 minutos. Site da PMV registrou recorde de acessos simultâneos: 40 mil

Por Renata Zacaroni
Quando o assunto é vacinação contra a covid-19, Vitória tem dado exemplo de eficiência. Na região Sudeste, é a capital que está imunizando a menor faixa etária sem comorbidades. Na última quinta-feira 24, 53% da população já estava vacinada. Foram aplicadas 264.366 doses ao todo, sendo 193.101 da primeira dose e 71.265 da segunda.

A vacina é o único caminho para preservarmos vidas e para retomada da economia. Parabenizo os profissionais e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, incansáveis no planejamento e na dedicação ao trabalho de imunizar a população. Vitória seguirá empenhada em vacinar toda população no menor tempo possível“, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Durante a manhã, quando o município ampliou a faixa etária para pessoas com 35 anos, muita gente de fora acessou o site da prefeitura para assegurar uma dose da vacina. É o caso da Patrícia Dias Hulle, de 38 anos. A arquiteta sempre retorna a Vitória, que é sua cidade natal, para visitar a família. Só que, na sexta 25, ela veio à capital capixaba por outro motivo: a vacina contra o coronavírus. Há 13 anos, vive em São Paulo, por conta da profissão. Viaja por todo o país a trabalho, mas, em função da pandemia, fica sempre muito apreensiva.

Patrícia conta que toda a família se mobilizou em um mutirão para ajudá-la. “Meu irmão trabalha no Porto de Vitória e já foi imunizado. Toda a minha família e meus colegas de trabalho acessaram o sistema, mas foi ele quem conseguiu garantir minha vaga. O fato do site ser bem ágil e para o agendamento não haver exigência de cadastro, facilita muito. É excelente”, comentou.

Há um ano e meio, a capixaba Rafaela Borgo, de 35 anos, mudou-se com o marido, Yuri, para Recife (PE). Assim que soube da abertura do agendamento para a faixa etária, entrou no site da Prefeitura de Vitória para garantir as doses da vacina para o casal. “Fiquei nos dez minutos que antecederam a abertura atualizando a página segundo a segundo! Quando deu 18h, em ponto, apareceu a opção de 35 anos ou mais. Nem me dei conta do local que estava agendando, peguei um aleatório, marquei o horário que havia disponível e consegui as nossas vagas”, comemorou a advogada.

Estrutura
Vitória preparou uma estrutura completa de vacinação nos mais diversos formatos, como a imunização em 28 salas de vacinação nas unidades de saúde, hospitais, domicílios (para pessoas acamadas), postos volantes e agendamento on-line, a fim de evitar filas e aglomerações, garantindo a segurança de todos.

PUBLICIDADE