Controle dos semáforos de Vitória vai ocorrer via internet e em nuvem

O acesso passará a ser on-line, de qualquer dispositivo com acesso à internet

0
48
Controle e o monitoramento dos semáforos de Vitória passarão a ser feitos em nuvem

Por Fabrício Faustini

A Central Semafórica de Vitória está se modernizando. O controle e o monitoramento dos semáforos de Vitória passarão a ser feitos em nuvem, um espaço virtual que agrega serviços, armazena dados e tem flexibilidade de recursos, entre outras vantagens. Em vez de acessar arquivos e dados de um único local ou de depender de computadores específicos, o acesso passará a ser on-line, de qualquer dispositivo com acesso à internet. As informações estarão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, o que trará mais agilidade e rapidez nas respostas.

Técnicos da secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória já iniciaram o treinamento para lidar com o novo software, o mesmo usado na capital paulista e um dos mais modernos do País. Esta é mais uma etapa do processo de modernização do parque semafórico de Vitória, iniciado no início do ano.

A previsão é de que o sistema comece a operar até dezembro deste ano. No último sábado 11, na avenida Dante Michelini, a Setran executou a troca de 11 equipamentos que se encontravam deteriorados. Os semáforos foram reformados e passaram a contar com lâmpadas do tipo LED em tempo regressivo. Eles foram pintados e também receberam melhorias em sua conexão interna, já que os fios eram muito antigos e poderiam oxidar, comprometendo seu funcionamento.

A reforma dos semáforos também faz parte da modernização do sistema semafórico da capital e, ainda, vai contemplar vias movimentadas vias. “Reformamos os semáforos, pois alguns estavam até enferrujados, mudamos as conexões e colocamos o tempo regressivo em outros, ajudando muito os motoristas. E vamos modernizar os 235 cruzamentos semafóricos de Vitória. São trocas de controladores, instalação de nobreak, comunicação com a central semafórica, aterramento dos fios e reforma dos semáforos“, comemorou Mariano.

Modernidade

Segundo o titular da pasta, Alex Mariano, o sistema atual é arcaico e não é atualizado há cerca de 20 anos, características que comprometem seu adequado funcionamento, com falhas de comunicação entre os equipamentos. “Foi tempo demais sem melhorias, mesmo com toda tecnologia existente. Estamos inovando com a utilização de novos recursos, uso da nuvem, migração da forma de comunicação entre os equipamentos e uso de cabeamento metálico, o que prevenirá furtos, além do uso de sistema 4G“, destacou o gestor.

Transformação

No treinamento, técnicos da Setran vão se familiarizar com o novo software, visualizarão o novo status dos controladores de tráfego e vão acessar modos de operação e relatórios de eventos. “Ao término do treinamento, os técnicos estarão aptos a monitorar e gerenciar controladores de tráfego, desenvolverão relatórios das operações e poderão alterar tempo e planos, tudo de maneira remota. Uma transformação que impactará diretamente a melhora de mobilidade, refletindo na percepção dos motoristas“, destacou Alex.

PUBLICIDADE