Ciclovia da Terceira Ponte começa a ser concretada

As obras tiveram início em julho deste ano com a montagem da plataforma que funciona como andaime para a execução dos trabalhos. Com parte da estrutura metálica da ciclovia já fixada, tem início os serviços de concretagem do piso

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Foto: Hélio Filho/Secom

As obras de ampliação da Terceira Ponte e da construção da Ciclovia da Vida avançam em ritmo acelerado, com o início da concretagem do piso da ciclovia. As obras tiveram início em julho deste ano com a montagem da plataforma que funciona como andaime para a execução dos trabalhos. Com parte da estrutura metálica da ciclovia já fixada, tem início os serviços de concretagem do piso.

O projeto da Ciclovia da Vida está sendo executado pelo Governo do Estado. O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. O governador Renato Casagrande disse que “é uma alegria iniciarmos essa concretagem da Ciclovia da Vida, que servirá de base para a ampliação da ponte. Essa obra é uma referência em engenharia e ajudará na mobilidade da Região Metropolitana. O ponto de observação no vão central da Terceira Ponte será um ponto turístico, além de dar a possibilidade para quem gosta de pedalar atravessar os dois municípios por este ponto”.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas, deixando a ponte com três faixas em cada sentido.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo, nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura. Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. As pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

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